Identidade

A Fundação Escola Politécnica foi instituída por iniciativa do Instituto Politécnico da Bahia e da Escola Politécnica da Bahia, aos trinta dias do mês de julho, em 1932, com a finalidade de apoiar o ensino da Engenharia em seus diversos ramos, bem como o ensino superior das Ciências Físicas e Matemáticas, para a realização das pesquisas científicas e, assim, concorrer para o desenvolvimento social e econômico da Bahia e do Brasil.

É uma fundação de direito privado, sem fins lucrativos, com autonomia patrimonial, administrativa e financeira, regida pela legislação em vigor e por seu Estatuto. Tem como princípios básicos a ética, a prestação de contas, a transparência, a equidade e a responsabilidade corporativa, em conformidade com as regras estabelecidas, cabendo à Administração Superior, sobretudo, como visão de longo prazo, zelar pela perenidade da FEP. Seus atos administrativos são permanentemente velados, acompanhados e fiscalizados pelo Ministério Público do Estado da Bahia.

A Fundação é reconhecida pelos governos estadual e municipal como instituição de utilidade pública, que atua na área de desenvolvimento institucional, científico e tecnológico, com foco em ensino, pesquisa, extensão, saúde, ciência e cultura.

Ao longo dos seus anos de existência, a Fundação tem firmado importantes parcerias com órgãos financiadores nacionais e internacionais. Após a criação da Lei 8.958, em 20 de dezembro de 1994, “que dispõe sobre as relações entre as instituições federais de ensino superior e de pesquisa científica e tecnológica e as fundações de apoio”, para melhor atender as demandas das unidades da UFBA, a FEP credenciou-se como fundação de apoio. Atuando também como fundação de amparo, de interesse acadêmico, contribuindo com recursos próprios para a consecução e êxito de projetos acadêmicos junto a Escola Politécnica da UFBA.