Fundação Escola Politécnica da Bahia
Acessibilidade | SiteMap
Home » Responsabilidade Social

Responsabilidade Social

Entre os requisitos para assegurar uma boa governança da FEP inclui-se cumprir sua missão sem descurar-se do seu desenvolvimento sustentável, expresso  pelo triângulo virtuoso, formado pelos resultados finais nas esferas: social, econômica e ambiental. Deve ainda, como instituição cidadã, satisfações à sociedade em geral e, particularmente, aos diferentes atores interessados em seu sucesso ou stakeholders. Postura que contribui, sobremaneira, para legitimar a existência da FEP e a sua marca como instituição socialmente responsável.

Encontram-se neste conjunto de atores, representados na fi-gura ao lado, a coexistência de pessoas físicas e jurídicas, interesses individuais e coletivos. Relações de interdependência, entre deveres e obrigações legitimamente manifestados, reunidos por um interesse comum: o sucesso da FEP.

A Academia, neste conjunto, está representada pelos Conselhos Superiores da UFBA, sua administração central, órgãos e unidades universitárias, representações do corpo docente e discente. Os diferentes níveis de governo estão representados por órgãos de controle e reguladores, como: Ministério Público do Estado da Bahia, Tribunal de Contas da União, Instituto Nacional do Seguro Social, Ministério da Educação e Cultura, Prefeitura Municipal do Salvador, entre outros.

A rede de relacionamentos das instituições socialmente responsáveis constitui importante capital intangível, de alto valor estratégico. Não é por acaso que as boas práticas de governança recomendam ouvir e entender as demandas dos stakeholders, visando não só atendê-los, mas engajá-los no processo e, principalmente, torná-los  parceiros e aliados estratégicos.


Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support