Fundação Escola Politécnica da Bahia
Acessibilidade | SiteMap
Home » Administração

Administração

A administração da FEP é exercida pela conjunção harmônica dos Conselhos Curador, Diretor e Fiscal, cabendo ao primeiro, órgão colegiado máximo da administração, zelar pelo patrimônio tangível e intangível da instituição, garantindo a sua sustentabilidade e perenidade.

Os três órgãos, portanto, exercendo funções previstas no Estatuto, respondem solidariamente pela governabilidade corporativa da FEP, tendo como princípios básicos:

  • Transparência, disponibilizando espontaneamente aos interessados informações sobre processos decisórios, ações, inações e resultados;
  • Equidade ou tratamento justo e igualitário a todas as partes interessadas;
  • Prestação de contas, respondendo por decisões e atos, resultados (accountability); e
  • Responsabilidade corporativa perante a sociedade em geral.

CONSELHO CURADOR
Cabe ao Conselho Curador liderar o desenvolvimento da FEP com eficiência, para cumprir sua missão com probidade, garantir a segurança na sua gestão com responsabilidade, tendo real noção da sua importância na sociedade e com transparência.
O Conselho Curador é composto por 10 professores da Escola Politécnica, 5 (cinco) representantes da sociedade civil organizada, interessadas no desenvolvimento das engenharias, e (1) um representante do corpo discente da Escola, escolhido entre os nomes indicados pelos Diretórios Acadêmicos.

CONSELHO FISCAL
O Conselho Fiscal é o principal responsável pela fiscalização dos atos da administração e cumprimento das regras, deveres legais e estatutários. Verifica e analisa a gestão econômico-financeira, atuando como parte integrante do sistema de controle interno da Fundação. Aprecia e opina sobre os relatórios financeiros, balanços anuais e relatórios dos auditores. Entre suas principais atribuições, inclui-se fiscalizar os atos do Conselho Diretor.

CONSELHO DIRETOR
O Conselho Diretor, o órgão de execução da FEP, responde pela implementação das ações necessárias ao cumprimento das políticas e diretrizes estabelecidas pelo Conselho Curador, cabendo a ambos a responsabilidade de estabelecer o Plano de Organização da Fundação. Seus membros são escolhidos pelo Conselho Curador dentre os professores lotados na Escola Politécnica.


Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support