Fundação Escola Politécnica da Bahia

A Fundação

A Fundação Escola Politécnica da Bahia foi instituída, por iniciativa do Instituto Politécnico da Bahia e da Escola Politécnica da Bahia, aos trinta dias do mês de julho, em 1932. Desde então, presta relevantes serviços para o desenvolvimento das engenharias e áreas correlatas no Estado da Bahia.

A FEP é uma fundação de direito privado sem fins lucrativos, com autonomia patrimonial, administrativa e financeira, regida por seu Estatuto e pela legislação em vigor. Para tal, no ato da sua criação foram doados, por seus instituidores, bens patrimoniais livres de quaisquer ônus, inalienáveis e imprescindíveis à consecução dos seus fins sociais. Sua vida e seus atos administrativos são permanentemente velados, acompanhados e fiscalizados pelo Ministério Público do Estado da Bahia.

A FEP tornou-se, recentemente, Instituição de Utilidade Pública para o Estado da Bahia, de acordo com a Lei 11.880, publicada no Diário Oficial do Estado, em 10 de março de 2010. Tornou-se também Instituição de Utilidade Pública Municipal, de acordo com a Lei 7.879, publicada no Diário Oficial do Município, em 20 de agosto de 2010.

FINALIDADE
Criada como mantenedora da Escola Politécnica da Bahia, a FEP contribui, desde sua criação, para o desenvolvimento científico, tecnológico, social e cultural do Estado da Bahia.

É uma fundação singular, pois, há 84 anos se dedica à formação e capacitação de engenheiros e de outros profissionais. Para cumprir esta finalidade esta Fundação tem exercido atividades supletivas e suplementares, em nível de extensão e pesquisa, em estreita colaboração com a Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia.

Com base na Lei n. 8.958, em 20 de dezembro de 1994, que dispõe sobre “as relações entre as instituições federais de ensino superior e de pesquisa científica e tecnológica e as fundações de apoio vinculadas às Universidades públicas”, e no Decreto n. 7.423/10, que complementa as disciplinas do relacionamento entre as fundações de apoios e as Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), a FEP consolidou sua parceria com a UFBA para melhor atender as demandas da Escola Politécnica, em particular, e de outras Unidades da Universidade, em geral. Com base nessa regulamentação, a FEP tem sido credenciada junto à UFBA desde o inicio dos anos de 1990. Com base na manutenção do credenciamento com a UFBA Para viabilizar esta parceria com a UFBA esta instituição tem atuado tanto como Fundação de amparo, visando oferecer apoio à gestão técnico-financeira de projetos desenvolvidos por professores e pesquisadores.

MISSÃO
A missão da FEP é apoiar, com excelência, as atividades de pesquisa e extensão desenvolvidas pelas unidades da UFBA, em particular, e apoiar o desenvolvimento científico e tecnológico da sociedade, em geral, atuando com eficiência, transparência, de modo a preservar os princípios legais e éticos.

VISÃO
A FEP definiu como visão fundamental ser reconhecida na sociedade pela relevância e excelência dos serviços prestados junto à comunidade universitária e à sociedade baiana.